A varicocele aparece com a puberdade, ou seja, quando o menino tem entre 12 e 13 anos de idade. Dentre as causas de infertilidade masculina que podem ser tratadas, a varicocele é a principal, pois está presente em 15 % da população e em aproximadamente 40% dos homens com infertilidade primária (que nunca tiveram filhos).
É necessário um acompanhamento com o urologista desde cedo, para detectar os primeiros sinais dessa doença.
Mas o que é varicocele?
A varicocele é a dilatação das veias dos testículos, em decorrência de uma deficiência das válvulas venosas. Portanto, tendo dificuldades para retornar, o sangue se acumula nos testículos. Isso causa um aumento da temperatura testicular, o que pode ocasionar a morte dos espermatozoides, tornando o homem infértil.
Trata-se da mesma doença que afeta mais frequentemente as pernas das mulheres, conhecida como varizes de membros inferiores, provocando dor e inchaço. É também o mesmo tipo de deficiência circulatória que gera as hemorroidas. Portanto, a varicocele pode também ser chamada de varizes na bolsa testicular.
Muitas vezes, pacientes com varicocele também sofrem com varizes nas pernas ou hemorroidas. mostrando, portanto, que se trata de uma deficiência sistêmica e não apenas localizada nos testículos. É comum também que o paciente tenha histórico de varicocele na família.
Como se faz o diagnóstico da varicocele?
Como se trata de uma doença que deixa sinais visíveis, não é difícil de chegar a um diagnóstico preciso. Basta um exame físico bem feito pelo profissional de urologia. Mas também pode haver casos em que os sinais sejam mais discretos, dificultando o diagnóstico. Nesses casos, um exame de ultrassom de bolsa testicular com doppler colorido poderá ajudar a esclarecer as dúvidas.
A varicocele tem 3 graus. Os graus 2 e 3 são os que podem afetar a fertilidade masculina. No próprio exame físico pode ser possível detectar em qual grau a doença está. Por vezes, o testículo afetado fica diminuído e amolecido, mostrando, assim, que está ocorrendo a perda de células reprodutoras.
E como prevenir a varicocele?
Na verdade, não é possível prevenir a varicocele, pois se trata de um predisposição hereditária ao aparecimento das varizes. Entretanto, é possível, isso sim, prevenir os efeitos que ela pode causar contra a fertilidade. Por isso, é essencial a detecção precoce dos primeiros sinais da doença. Pacientes que saibam do histórico de varicocele na família devem, além disso, manter um acompanhamento com seu urologista. Dessa forma, será possível tratar a doença o quanto antes, minimizando dessa forma os riscos de sequelas.
Quanto antes for encontrada, mais ágil será o tratamento
Mais ágil e mais eficaz. Serão também menores as chances de o homem ter sua fertilidade prejudicada pela varicocele. O tratamento será sempre cirúrgico, recomendado aos pacientes no grau 2 ou 3 da doença. A técnica utilizada será a microcirurgia subinguinal. Essa técnica tem uma taxa de recidiva de menos de 1% e a mesma taxa de complicações, quando executada por urologistas com experiência na área.
Ao perceber sintomas semelhantes nos seus testículos, marque uma consulta com seu urologista de confiança.