A saúde do homem é composta por uma série de fatores. No entanto, um deles é frequentemente negligenciado: a higiene do pênis.

Tomar os devidos cuidados diários com a higienização correta do pênis propicia uma melhor qualidade de vida para o homem, além de ajudá-lo a manter distância de várias doenças genitais e urinárias. E ainda mais: diminui os riscos de tornar-se infértil.

Veja alguns cuidados absolutamente necessários para a boa saúde genital do homem.

Uma vida mais prática

Sabemos que a vida do homem é, de muitas maneiras, mais prática que a da mulher. A higiene pessoal é um exemplo. De fato, não precisar sentar-se no vaso sanitário para urinar diminui consideravelmente a exposição a bactérias e outros agentes causadores de doenças. Mas mesmo com essa “vantagem”, a maioria dos homens tem um péssimo hábito com sua higiene íntima: não enxugar o pênis após usar o banheiro.

Mas trata-se de algo essencial. As gotículas de urina que restam na uretra podem gerar vários desconfortos, como a sensação de estar molhado, o mau cheiro nas roupas e a proliferação de fungos e bactérias na região genital.

Outro hábito necessário é o de lavar cuidadosamente o pênis na hora do banho. Para uma boa higiene no pênis, é necessário retrair o prepúcio até expor a glande totalmente, lavar com sabão neutro e depois enxugar, pois o acúmulo de água também pode prejudicar a saúde.

E quanto à lavagem das mãos?

Que é necessário lavar bem as mãos após urinar, isso todos já sabem, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que também é necessário lavar as mãos ANTES de urinar? Isso mesmo! Suponha que você chega ao trabalho com pressa para ir ao banheiro. Você andou pela rua, pegou o ônibus, manipulou dinheiro, cumprimentou alguém… No seu escritório, você toca durante o dia diversos objetos que várias pessoas tocam. Na sua oficina, a graxa em suas mãos não é a melhor amiga da sua região íntima. Todos esses exemplos mostram que suas mãos podem estar contaminadas de diversas formas. Portanto, para se proteger, o ideal é lavar as mãos antes de tocar seu pênis, sem esquecer de lavar depois, é claro.

Os pelos do nosso corpo são formas de proteção, mas é preciso mantê-los em um tamanho adequado. Deixar os pelos da região genital grandes demais pode propiciar o mau cheiro, pois a região tende a transpirar mais. Da mesma forma, depilar completamente pode provocar micro lesões na pele, que também podem gerar inflamações e infecções.

Após uma relação sexual, também é necessária uma higienização adequada do seu pênis. Utilize lenços umedecidos ou, de preferência, tome um banho, dando bastante atenção à região genital. Os resquícios de sêmen, dos lubrificantes artificiais, ou mesmo naturais, se ficarem acumulados no pênis, podem gerar contaminações, inclusive prejudicando sua vida sexual.

Consequências da má higiene do pênis

Infecções no pênis, infecção urinária e câncer de pênis são apenas alguns dos problemas que você ajuda a evitar quando higieniza corretamente o seu pênis. Essas doenças podem ocasionar disfunção erétil, infertilidade e até mesmo a amputação do pênis. Faça o seu melhor por você mesmo.

Em caso de dúvidas, consulte seu urologista.